segunda-feira, 16 de abril de 2012

O DEUS DA ESPERANÇA



Ora, o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz em crença, para que abundeis em esperança pela virtude do Espírito Santo (Rm 15.13).

Deus tem muitos atributos na Bíblia, por exemplo: “Deus da paz” (1Ts 5.23); “Deus único e sábio” (Rm 16.27) “Deus de toda a consolação” (2Co 1.3); “Deus fiel” (2Co 1.18), Deus da esperança (Rm 15.3), etc. Agora, o que isto significa para nós, que servimos a um Deus tão grande e maravilhoso? É sobre isso que quero falar um pouco neste pequeno texto.
Uma das coisas que vejo é que o Deus da esperança nos enche de todo o gozo. Vivemos em tempos angustiosos onde o coração do homem a cada dia que passa parece mais vazio. O homem atual vive uma vida sem princípios, sem amor, muitos sem perspectivas. Assim como há no mundo uma multidão de pessoas de estômagos vazios, também há uma multidão de almas vazias.
            O nosso texto nos afirma que o Deus da esperança nos enche de todo o gozo, perceba que Deus não nos enche de gozo, mas de todo o gozo (Jo 15.11;17.13). Deus, segundo as suas muitas misericórdias, quer encher a nossa vida da alegria do perdão, da salvação, e da plenitude do Espírito Santo. É uma maravilha sermos cheios do gozo de Deus.
            O nosso Deus também nos enche de paz. As nações estão buscando paz. Diariamente, ouvimos notícias de atentados terroristas, guerra civil, guerrilha urbana, balas perdidas, assalto, etc. Inúmeros esforços vêm sendo empreendidos em busca da tão sonhada paz. Agora, onde está a paz? Como podemos encontra-la? A Bíblia me diz que a paz verdadeira está em Jesus Cristo, o filho de Deus (2Ts 3.16; Jo 14.27; Is 9.6). A humanidade precisa entender que o homem por si só encontrará apenas destruição. O sonho da paz feita pelos homens é apenas isso: um sonho. Mas quando Jesus passa a morar na vida de um indivíduo, passa a controla-la, aí sim, a paz começa a reinar. Há paz na individualidade, na família, no trabalho, entre os amigos. Por que? Pelo fato que Jesus é o príncipe da paz!
            O Deus da esperança nos enriquece de esperança no poder do Espírito Santo. A maior riqueza para uma pessoa é quando ela é cheia do poder do Espírito Santo. Quando as coisas acontecem no poder do Espírito, elas possuem outro sabor, são diferentes, são frutos de milagres.
            Deus quer que sejamos ricos na esperança e o triste é saber que há tantas pessoas que já perderam a esperança. É certo que às vezes, olhando ao nosso derredor, as coisas não parecem muito boas. Contudo, devemos ter a certeza que Deus nos enriquece de esperança no poder do Espírito Santo.
            O Apóstolo João (Jo 5.1-18) nos conta a história de um homem para quem talvez não houvesse mais esperança, trinta e oito anos abandonado e enfermo no tanque de Betesda. Um dia, Jesus chegou até ele e tudo mudou, a esperança voltou.
            Amado leitor, Jesus Cristo é a própria esperança. Por isso estamos aqui, por isso pregamos, evangelizamos, enviamos missionários, comunicamos as Boas Novas, falamos da esperança, Jesus Cristo, para um mundo sem esperança. Esta é a nossa missão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário